terça-feira, 21 de abril de 2009

AULA DE CANTO -09


Classificação das Vozes femininas.

SOPRANO Dó3 ao Fá5 Voz Aguda

MEZZO Lá2 ao Si4 Voz Intermediária

CONTRALTO Mi2 ao Lá4 Voz Grave


Derivações da sub-classificação das VOZES FEMINIVAS

SOPRANO


Soprano coloratura (palavra italiana), ou soprano ligeiro, o termo coloratura significava, na origem, "virtuosismo" e se aplicava a todas as vozes. Hoje, aplica-se a um tipo de soprano dotado de grande extensão no registro agudo, capazes de efeitos velozes e brilhantes. Exemplo: a personagem das Rainha da Noite, em Die Zauberflöte [A flauta mágica], de Mozart.

Soprano lírico. Voz brilhante e extensa. Exemplo: Marguerite, na ópera Faust [Fausto], de Gounod.

Soprano dramático. É a voz feminina que, além de sua extensão de soprano, pode emitir graves sonoras e sombrias. Exemplo: Isolde, em Tristan und Isolde [Tristão e Isolda], de Wagner.

MEZZO

Mezzo-soprano (palavra italiana). Voz intermediária entre o soprano e o contralto. Exemplo: Cherubino, em Le nozze di Figaro [ As bodas de Fígaro].

CONTRALTO

Muitas vezes abreviada para alto, a voz de contralto prolonga o registro médio em direção ao grave , graças ao registro "de peito". Exemplo: Ortrude, na ópera Lohengrin, de Wagner.


O Falsete.

A voz de falsete é utilizada para alongar a extensão vocal e no momento da passagem para o falsete, acontece um descanso laríngeo. É uma caracteristica das vozes masculinas e a coaptação das cordas vocais é incompleta, e a sua junção em profundidade está reduzida. O gasto de ar é muito grande. Esta voz não pode ser aumentada ou diminuida e carece de harmônicos agudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário