terça-feira, 21 de abril de 2009

AULA DE CANTO -15

VOCALISES

1ª etapa - Aquecimento

001 Aulas de Canto & técnica vocal AQUECIMENTO E RESSONÂNCIA
002 Aulas de Canto & técnica vocal AQUECIMENTO E RESSONÂNCIA
003 Aulas de Canto & técnica vocal AQUECIMENTO E PERCEPÇÃO
004 Aulas de Canto & técnica vocal AQUECIMENTO E PERCEPÇÃO
005 Aulas de Canto & técnica vocal AQUECIMENTO E ARTICULAÇÃO
006 Aulas de Canto & técnica vocal AQUEC. ARTICULAÇÃO, EXTENSÃO

VOCALISES

2ª etapa - Respiração e Apoio

007 Aulas de Canto & técnica vocal RESPIRAÇÃO E APOIO
008 Aulas de Canto & técnica vocal RESPIRAÇÃO , STACCATO E LEGATO
009 Aulas de Canto & técnica vocal RESPIRAÇÃO , STACCATO E LEGATO
010 Aulas de Canto & técnica vocal RESPIRAÇÃO E APOIO
011 Aulas de Canto & técnica vocal RESPIRAÇÃO E APOIO
012 Aulas de Canto & técnica vocal RESPIRAÇÃO E APOIO

VOCALISES

3 ª etapa - Ressonância

013 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA
014 Aulas de Canto & técnica vocal RESONÂNCIA E RESPIRAÇÃO E APOIO
015 Aulas de Canto & técnica vocal RESONÂNCIA E RESPIRAÇÃO E APOIO
016 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA, RESPIRAÇÃO,PERCEPÇÃO

VOCALISES

4 ª etapa - Ressonância

017 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA E ARTICULAÇÃO
018 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA E ARTICULAÇÃO
019 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA E ARTICULAÇÃO
020 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA E ARTICULAÇÃO
021 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA E ARTICULAÇÃO
022 Aulas de Canto & técnica vocal RESSONÂNCIA E ARTICULAÇÃO

vocalises para combinar a extensão, a agilidade, a rapidez, a intensidade, a destreza, assim como as mudanças de vogais.

Conforme a tendência da pessoa, de se contrair ou de permanecer relaxada, usaremos as vogais abertas ou fechadas.


Como podemos repetir várias vezes o mesmo tema, é preciso manter a pressão ao subir e relaxá-la somente no início da subida seguinte, menos na última vez para não estar em posição inspiratória, o que inverteria os movimentos respiratórios.

Uma vez lentamente, três vezes depressa, mudando as vogais.

A primeira escala em i, ou ê, à plena voz, a segunda vez com u, ppp, ou ao contrário, dependendo do modo como a pessoa reage.

A mesma técnica será adotada para os exercícios que seguem, sempre alternando as vogais.

Como regra geral, subir uma escala, a intervalos ascendentes é: aumentar a pressão, alargar as cavidades de ressonância, dirigir o sopro para cima e para trás, acima do véu palatino, tanto no grave como no agudo, de modo que a sensação de tremor vibratório esteja sempre “localizada no alto”. Descer a escala, é controlar a descida da laringe, mas sem deixar cair a zona de ressonância, nem a pressão e sem fechar as cavidades de ressonância.
Na subida dos sons, a maioria dos cantores se preocupa principalmente com as notas agudas. Se elas são difíceis, isso pode ter as razões mais variadas. Pode ser que elas estejam comprimidas, que haja falta de homogeneidade. É sempre por que a adaptação ao treinamento, no seu conjunto, não foi progressiva. Pode ser que a voz passe rapidamente, suba e desentoe. Para evitar este defeito, é preciso manter a respiração baixa no grave, dar pouca pressão e, no entanto, não reter o sopro; não se trata de parar a atividade mas somente economizá-la, mantê-la, e cuidar da direção do sopro.
Às vezes, o cantor canta desafinado por outros motivos. A voz sobre sobretudo no final das frases ou sobre uma nota sustentada muito tempo. As cordas vocais coaptam fortemente, a voz fica comprimida, o cantor exerce pressão.

Figura 29 - Elevação do véu palatino e alargamento das cavidades de ressonância.

Outras vezes canta muito baixo, por conta de uma má adaptação respiratória. Por falta de sustentação, o sopro não resiste e é gasto rapidamente. As cordas vocais coaptam mal e as cavidades de ressonância não mantêm a postura. A voz é velada. Por todas estas razões, pode ser que o cantor não consiga sustentar um som sem desafinar.
Em todo caso, o cantar desafinado causa sensações bem diferentes daquelas que são consideradas normais quando se canta certo. O cantor deve poder reconhecê-las.
Ele precisa “sentir” se está desafinando, pois ele pode não ter consciência deste fato.

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