terça-feira, 21 de abril de 2009

AULA DE CANTO -01


TÉCNICA VOCAL

CONSIDERAÇÕES INICIAIS.


Parece que assistimos, nos dias de hoje, à recuperação do interesse pelos problemas ligados à voz e à educação vocal. Descobre-se, ou melhor, se redescobre, a importância da função vocal na estrutura da personalidade. Descobrir a própria voz torna-se, algumas vezes, sinônimo de encontrar o próprio equilíbrio psicológico.

No entanto, é no nível da voz cantada que a evolução das idéias é mais surpreendente. O canto não é mais uma arte reservada a alguns iniciados em conservatórios ou cantores profissionais, mas desperta um interesse maior junto a numerosos apaixonados pela música e sobretudo junto a milhares de ouvintes que em seu dia a dia descobrem na sua própria voz um instrumento susceptível de evoluir e de se aperfeiçoar. A arte de cantar tem ocupado grande espaço em nossa mídia e meios de comunicação , dispertanto o nosso interesse pela "cultura vocal", tão presente em cada momento de nossa vida.

O canto é uma arte difícil e seu ensino permanece como um trabalho delicado e complexo. Muitos cantores e professores de canto já escreveram a este respeito, tentando compartilhar suas próprias experiências. Em nosso curso de canto propomos ocupar um lugar à parte. O Maestro Ernesto Leal , dirigente do nosso curso de canto, tem o raro privilégio de possuir, não somente, uma sólida formação musical , mas sobretudo de ter dominado o conhecimento da arte de cantar e dos macanismos da biofísica da fonação e de tê-los posto a serviço como um trabalho de colaboração com aqueles que trabalham o mecanismo da voz no Brasil. A sua experiência como professor de canto foi assim enriquecida por um profundo conhecimento fonoaudiológico em todas as suas formas.

A formação polivalente do Maestro Ernesto Leal, assim como sua longa experiência pedagógica, lhe permitem abordar o canto sob todos seus aspectos, desde as noções fisiológicas de base até o trabalho prático. Suas idéias pessoais sobre a educação vocal são apresentadas numa linguagem clara e acessível a todos.

Vocês encontrarão com prazer , as idéias fundamentais deste pedagogo reconhecido por sua competência , eficácia, autoridade e bom-humor.
Todos aqueles que se interessam pela educação da voz cantada, poderão tirar grande proveito, em nosso curso, para aprender e nutrir suas próprias reflexões além de enriquecer sua prática cotidiana.

A Técnica da Voz Cantada , abordada em nosso curso pelo maestro Ernesto Leal, transmite todos " os segredos" do assunto em uma linguagem simples e bastante acessível a todos os interessados na arte de cantar. Arte esta que utiliza o mais prefeito instrumento musical já "inventado": a voz.

O maestro Ernesto aborda a técnica vocal desde as noções básicas de anátomo-fisiologia até sua aplicação na prática do canto, não esquecendo os aspectos psicológicos e sensoriais do gesto vocal. O objetivo essencial é de desenvolver a voz natural do aluno, que pode adquirir o estilo, a declamação, a inteligência do texto e a interpretação, mas nada poderá lhe dar aquilo que ele deve ter naturalmente: um bom órgão vocal e "o instinto do canto" um dom raro e insubstituível.

A voz humana é um instrumento único, desde que o cantor saiba torná-la ágil, dócil e expressiva. E não há dúvida que o talento do cantor depende de sua personalidade, estilo, poder de expressão, gosto e ritmo. Todas estas qualidades são dons naturais que só irão progredir se praticados e treinados à exaustão.

Apesar do nosso curso ser inicialmente direcionado àqueles que se dedicam a arte de cantar e que sonham em se profissionalizar, ele também é direcionado todos que ainda sejam iniciantes e para os que querem cantar somente como uma Terapia ou Hobby .


A voz cantada

O cantor necessita aprender como usar a sua voz como um instrumento materializado, pois ele possui os órgãos fonatórios e a fonte de energia necessária, o sopro, para produzir o som.
Bem... a serviço da música, o sopro possibilita modular, enriquecer e sustentar as sonoridades vocais e torná-las mais expressivas.

Através da articulação e das múltiplas modificações do colorido vocal, a voz cantada tem excepcionais possibilidades e qualidades capazes de suscitar, aos que são sensíveis, todo um conjunto de sensações e emoções, assim como estados de ânimo coletivos.

Nenhum instrumento é comparável à voz, ela é a única que tem o privilégio de unir o texto à música. Mas, só emociona dependendo da sensibilidade e da musicalidade do intérprete. Pois, além das notas e palavras, existe algo invisível, impalpável, que é preciso adivinhar, sentir, expressar e que não está escrito.

Para o cantor, a voz também é uma atividade artística e intelectual da qual a inteligência participa, mas a primazia é dada à expressão e à emoção. A voz é, para ele, um canto interior e vibrante através da qual pode liberar pensamentos e sentimentos que não poderia expressar de outra forma.

É também verdade que o cantor expressará de modos diferente esse canto interiorizado e sentido, segundo sua concepção da obra a ser interpretada e das infinitas nuances da sua voz. Seu poder expressivo refletirá tanto seu temperamento como sua personalidade. A voz e a personalidade estão estreitamente relacionadas e são inseparáveis já que traduzem o ser humano na sua totalidade.

Entre o corpo e a voz existe uma íntima relação. É com eles que o cantor exterioriza sua afetividade e desempenha o papel intermediário entre o público e a obra musical. Mas, para isso é preciso que ele possua uma técnica precisa e impecável a fim de poder dominar as inúmeras dificuldades que vai encontrar. Será, principalmente, pelo domínio do sopro que ele poderá dominá-las e usar seus dons.

Abordaremos para vocês a TÉCNICA VOCAL em toda a plenitute porque para o cantor este é o meio mais seguro para responder às exigências da música, da interpretação e para não trair as obras que ele deverá interpretar.



PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário